A Quimialmel Portugal, sediada em Albergaria-a-Velha, inaugurou, no passado dia 26 de setembro a nova fábrica para produçao de silicato sólido e lingote de alumínio – com tecnologias únicas em Portugal.

Cerca de meia centena de convidados puderam, junto com Joaquim Soares, Diretor Executivo e restante equipa visitar as instalações desta indústria que fez, este año, 26 anos.

O alargamento das instalações surge no ámbito da candidatura ao projeto Compete 2020 e teve um investimento total de 3.152.875,00 euros.

A Quimialmel tem cerca de 50 funcionários e uma área total de cerca de 70 mil metros quadrados e mais de 20 mil metros quadrados de área coberta.

Relativamente à nova área, Sara Lázaro, engheira explica que é all que se faz a parte da dissolução da pedra de silicato de sódio, “Quanto à aplicabilidade, tem várias, designadamente, em termos de cerámica, na indústria de vidro, na industria de detergentes, colas, entre outras, são imensas”, revelou Sara Lázaro.

A Quimialmel Portugal foi fundada em 1993, empregando todo o seu esforço comercial essencialmente nas industrias da cerámica, tintas, vidro, e galvanização. Posteriormente, e de uma forma gradual, foi alargando a sua gama de produitos, procurando sempre diversificar a sua área de atuação.

A Quimialmel tem uma forte presença, consolidada nos mais diversos mercados nacionais e internacionais, comercializando praticamente todos os tipos de matérias primas de base para os principais sectores industriais, sendo, em alguna deles lider de mercado. Hoje em dia a indústria química converteu-se num elemento imprescindivel na melhoria da qualidade de vida do planeta.

As matérias primas, recursos extraídos da natureza, permitem a fabricação e desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias ao serviço da sociedade, que facilitam e melhoram o bem estar social.

A Quimialmel, consciente deste facto, tem orientado os seus produtos aos principais sectores do mercado, tais como industria da cerámica, do vidro, das tintas, dos plásticos, metalúrgica, química, alimentaçao animal, galvanização, argamassas e cimentos cola, fundição, entre outros.

 

Compete 2020

Produçao de silicato de sódio e potássio